quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário

Há quase um século, rotarianos vêm colocando o lema Dar de Si Antes de Pensar em Si em ação, utilizando os recursos do Rotary International e dos Rotary Clubs para ajudar comunidades do mundo todo.


Entretanto, essas comunidades não estão interessadas em mera caridade; elas procuram soluções duradouras que possam ser implementadas por seus próprios membros.

O que é ?

O Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário - NRDC -, é um parceiro no servir do Rotary Club dentro da subcomissão Parceria do Servir da Comissão de Serviços a Comunidade.


O NRDC é constituído por um grupo de homens e (ou) mulheres não rotarianos, sem limite de idade, que desejam trabalhar em benefício de sua própria comunidade.

Sob orientação de um Rotary Club, seus membros resolvem uma grande variedade de problemas comunitários, tais como: desemprego, fome, negligencia infantil, uso de drogas, criminalidade, falta de moradia,saúde, locomoção, entre outros.

São organizações sem conexões políticas ou religiosas, que apenas visam prestar serviços melhorando assim as condições de vida na sua comunidade.

O Núcleo pode incluir todos os residentes de uma comunidade ou apenas um grupo deles e poderá ser rural ou urbano.

O NRDC deverá se reunir pelo menos uma vez por mês e de acordo como RI, deve implantar pelo menos um projeto de serviço e um projeto profissional por ano, para incentivar e estimular o respeito de todas as ocupações úteis.

Objetivos:

Apesar de cada NRDC desenvolver projetos que atendem necessidades específicas de sua comunidade, todos compartilham quatro metas principais:

1 - Incentivar indivíduos a assumir responsabilidades pela melhoria de sua comunidade.

2 - Reconhecer a dignidade e valor de todas as ocupações.

3 - Organizar atividades de auto-ajuda e trabalho coletivo para melhorar a qualidade de vida.

4 - Incentivar o desenvolvimento do potencial humano dentro do contexto da cultura e comunidade local.

Um NRDC pode ser adaptado às condições econômicas e sociais da comunidade, bem como à localização geográfica desta. Os núcleos podem enfrentar com sucesso problemas como pobreza, fome, crianças em situação de risco, falta de tratamento médico e ameaças ao meio ambiente tanto em comunidades urbanas como rurais.

Independente da situação ou do nível social, econômico e cultural, toda comunidade procura estruturar-se, organizar-se para buscar a solução de suas carências de modo que encontramos em dado território diversas entidades organizadas e não-organizadas atendendo, bem ou mal, parcelas dos moradores.

5 comentários:

Anônimo disse...

qual o primeiro projeto do rotary

Anônimo disse...

Não podemos esque cer que o Santa Cruz é um time de futebol

Anônimo disse...

O Santa Cruz é sim um time e futebol e nunca vamos perder nossas origens o Rotary vai complementar a parte social doclube

Anônimo disse...

A comunidade da Ambrozio Perret evai ganhar muito com o rotary

SILVANA disse...

Eu, jamais esqueceria que o SANTA CRUZ é um time de futebol.Inclusive,pela enorme tradição que o acompanha e pela paixão de seus jogadores e torcedores.Mas acredito que o Rotary não mexerá em nada com a rotina do clube.E só trará benefícios à comunidade com a ajuda do SANTA CRUZ que, através de sua diretoria manifestou grande interesse da participação do Rotary Centenário nas atividades sociais do clube junto a nossa comunidade.Quanto ao primeiro projeto do Rotary,lembramos que ainda estamos compondo a diretoria.E TODOS estão convidados à participar das reuniões,onde os projetos são tratados.






comunidade.

LIGA PELOTENSE DE FUTEBOL